Paul McCartney completa 82 anos: veja nossa seleção das 10 melhores canções

Paul McCartney completa 82 anos neste dia 18 de junho. O ex-beatle cantou em 1967 aos 25 anos sua aposentadoria imaginando parar aos 64 em “When I´m Sixty Four”, ao lado dos netos Vera, Chuck e Dave. Nos anos 70, já nos Wings aos 33 anos, um repórter perguntou se ele não estaria velho demais para um roqueiro. Paul disse algo como: “Venha para o show e veja se estou velho”. 

Macca chega aos 82 anos, encarando uma nova turnê a vista, inclusive com possível passagem pelo Brasil. Então, vamos lá, separei as minhas 10 canções prediletas da carreira pós-beatle. Confira:

Maybe I´m Amazed

Lançada no álbum McCartney em 1970, logo após o fim dos Beatles, a música é homenagem a esposa Linda McCartney que segurou a fase depressiva e alcoólica de Paul logo após que John Lennon revelou que estava deixando a banda em setembro de 1969. Foi quando o baixista se recolheu na sua fazenda na Escócia, bebendo, barbudo, depressivo, mas criativo para novas canções.

Tomorrow 

A canção é de 1971, mas ela me traz recordações particulares nos anos 90, quando eu estava entrando em uma van para um passeio turístico na praia e o rádio tocava, “Tomorrow”.

Jet 

Outra canção de Paul com os Wings que também me traz lembranças, como por exemplo as turnês que McCartney fez no Brasil em 2013, inclusive um vídeo dele chegando em Florianópolis ao som da canção.

LEIA TAMBÉM: Paul McCartney e Heather Mills: a história do casamento quase cancelado

Silly Love Songs

Uma das linhas de baixo mais marcantes de uma das músicas dos Wings. “Silly Love Songs”, marcou a volta de Paul McCartney as paradas nos Estados Unidos em 1976, algo que ficou comparado somente ao efeito beatlemania em 1964.

New

New do álbum de 2013 marcou o retorno de Paul McCartney com um som moderno e divertido lembrando muito a fase mais alegre dos Beatles, e ao mesmo tempo psicodélica. As ações de marketing com shows surpresas em Londres revelaram o talento midiático do ex-beatle

Pipes And Peace

Em 1983 o mundo ainda vivia o assombro da guerra fria e de um novo conflito mundial. Além do mais a Inglaterra estava no conflito com a Argentina por conta das ilhas Malvinas. Paul trouxe em Pipes And Peace seu protesto em forma de música, contando a história de quando ingleses e russos deram uma trégua durante a 1ª guerra para se confraternizar nem que fosse por alguns momentos, tendo Paul interpretando os dois oficiais tanto o da Inglaterra quanto da então Rússia.

Once Upon A Long Ago

A canção lançada em novembro de 1987 está no álbum “All The Best” de Paul McCartney. Esta música era para ter a participação de Fred Mercury, o que não aconteceu. Contudo, quem faz o solo é David Gilmour do Pink Floyd. Uma curiosidade, as gravações em Castle Rock aconteceram em meio a chamada “grande tempestade”, que chegou com grande força a Europa em outubro daquele ano. Portanto, gravações do videoclipe aconteceram antes da tempestade chegar, e outras cenas foram gravadas depois. 

Coming Up

Lançada em 1979, Paul compôs Coming Up na Escócia, naquele momento os Wings estavam já no fim. O videoclipe era um desafio tecnológico, pois todos os personagens da banda são apenas Paul e Linda interpretando personagens famosos do rock, inclusive a fase yeah, yeah, yeah, dos Beatles. Os outros são baseados em Frank Zappa, Hank Williams, Plastic Ono Band, Buddy Holly, Ron Mael e Andy Mackay. Dizem que o sucesso de Coming Up foi uma mola para que John Lennon voltasse a fazer discos.

Goodnight Tonight

O clima de cabaret de “Goodnight Tonight” com uma linha de baixo predominante e ainda elementos dos anos 30 e o violão flamenco fazem desta música uma das minhas preferidas, mostrando essa versatilidade de Paul McCartney.

Let`em In

O piano grave, a letra traz Paul em uma homenagem as pessoas que passaram em sua vida. A Tia Gin, o Irmão Michael, o brother John (em relação a Lennon), Martin Luther, Phil e Don da dupla Everly Brothers. Tio Ernie (Keith Moon). E por fim, Linda McCartney, que está com o nome de Sister Susie porque ela chegou a gravar cantando uma música chamada “Suzie And The Red Stripes”.