Moã e Orquestra de Câmara do Amazonas: uma fusão de rock e erudito no Teatro Amazonas

A banda Moã é uma banda de rock que traz influência da cultura amazônica em suas letras e músicas.

Existe quem ache que o rock Brasil morreu, mas é um engano absurdo, porque de fato existe uma produção nacional riquíssima no gênero, e ainda mais trazendo elementos culturais locais da região em que estão inseridos. 

Um destes exemplos é a banda Moã, de Manaus, formada em 2023, por Alder Albuquerque (Vocais), Lígia Cardoso (Flauta), Elson Salomão (Baixo), Jaime Loureiro (Guitarra), Leland Neto (Teclados e piano) e Tirson Benarrós (bateria). 

Moã – Leland, Jaime, Tirson, Ligia, Elson e Alder a frente. Créditos Divulgação.

Músicos experientes, eles combinaram o rock com a música erudita e regional, criando letras que exploram lendas e fatos históricos da Amazônia. Suas canções frequentemente abordam a cultura indígena e o cotidiano da região, incorporando histórias reais dos antepassados dos próprios integrantes da banda.

Um exemplo é a história da família de Tirson Benarrós, compositor das canções da Moã. Na faixa “Quando Chegar a Uará”, a música é inspirada nos avós maternos de Tirson. Isaac, um judeu marroquino que migrou para o Amazonas no início do século XX, estabelecendo-se no município de Fonte Boa, em um povoado chamado Uará. Lá, ele trabalhava como regatão, um comerciante que vendia de tudo em um pequeno bote pelos rios da região.

Isaac conheceu Juracy, de origem indígena, e os dois se apaixonaram, casaram e formaram uma família. Tirson recriou esse encontro usando inteligência artificial, imaginando como teria sido o início da história de amor entre seus avós, assim como a música eternizou o casal.

 

Juracy e Isaac, criados através da IA. Reprodução Instagram.

Canção sobre perdas.

Outra canção da Moã é a “Escolha de Sofia”, o nome vem do termo usado na medicina para decidir quem salvar primeiro primeiro em casos de grandes catástrofes. Fato que aconteceu durante a pandemia, principalmente em Manaus em 2020 e 2021, quando a cidade ficou sem suprimento de oxigênio nos hospitais, e as pessoas morriam asfixiadas. 

A letra da música fala justamente deste período, inclusive com o som de um coração parando em referência às perdas por conta da COVID-19. 

“Figueiredo Rock And Roll”, é um rock clássico, influenciado pelo hard rock dos anos 70 e 80, e fazendo referência ao município do Amazonas de Presidente Figueiredo,  a cerca de 100 km de Manaus, cheio de natureza exuberante, entre cachoeiras e trilhas pela floresta. 

A canção traz expressões locais como, “Pegar o beco” (que significa ir embora), e narra a viagem até a cidade, fazendo menção a iguarias manauaras, como por exemplo, o X-caboquinho, (pão com o fruto do tucumá, ovo e queijo). Do mesmo modo exalta os atrativos da cidade, nas cachoeiras do Urubuí, Berro d’ água, Iracema, Lagoa Azul, Pássaros, Pedra furada, e caverna do Maroaga. 

Contos Amazônicos.

Uma das faixas mais poéticas, com forte influência regional, é “A Flauta de Winih”, a música narra a lenda de quando as crianças de uma aldeia são enfeitiçadas por um toque de flauta de Winih que só poupa aquelas cujos os pais aprontam pratos a base de milho. 

Tirson Benarrós, um fã dos Beatles, assim como Paul McCartney retratou a sua Liverpool em “Penny Lane”, faz o mesmo em suas canções, exaltando as qualidades, desafios, peculiaridades e costumes de Manaus e do Amazonas. A exemplo de, “A Canoa”, “Figueiredo Rock And Roll”, e “Mesmo Chão”, esta traz a visão do Porto da Ceasa às margens do Rio Negro, sendo a principal saída da capital Amazonense para o resto do Brasil através da desafiadora BR-319.

LEIA TAMBÉM: George Harrison: nova biografia traz revelações sobre o ex-beatle.

No palco do Teatro Amazonas. 

Banda Moã. Créditos Divulgação.

No próximo dia 25 de junho, a Moã sobe ao palco do centenário Teatro Amazonas em Manaus junto com a Orquestra de Câmara (OCA). O convite veio através do Maestro Marcelo de Jesus, regente da Orquestra. O espetáculo, vai unir o rock da Moã ao erudito, sendo uma fusão de cultura. 

A Orquestra de Câmara do Amazonas nasceu em 2002, composta por músicos integrantes da Orquestra Filarmônica do estado. O principal objetivo é não só executar obras eruditas, mas também trabalhar músicas regionais e nacionais de vários estilos, sempre valorizando os artistas locais. Dentre os eventos que a Orquestra participa, estão, o Festival de Ópera, espetáculos teatrais, balés, além de pequenos e grandes concertos. 

Segundo Tirson Benarrós é a primeira vez que a OCA convida uma banda de rock autoral para tocar com a Orquestra no palco do Teatro. Portanto, siga a Moã nas redes sociais e no Spotify, onde todas as canções estão disponíveis. 

E por fim, se você está em Manaus, aproveite para ver o show da Moã no Teatro Amazonas. É uma oportunidade de conhecer três vertentes culturais da cidade, o Teatro Amazonas, assim como a Orquestra de Câmara do Amazonas e a banda Moã.

Então, agende: 

Evento: ROCKA – Moã – Orquestra de Câmara do Amazonas & Moã

Quando: 25/06

Onde: Teatro Amazonas – Manaus – AM

Hora; 20h00

Por fim, os Ingressos estão na Bilheteria do Teatro Amazonas e shoppingingressos.com.br