Jimi Hendrix e Eric Clapton: conheça uma história curiosa sobre estas duas lendas.

Jimi Hendrix despontou na carreira em Londres a partir de 1966, separamos duas histórias curiosas sobre este mito da guitarra.

Por Sandro Abecassis

Quem gosta de rock adoraria estar em Londres no dia 04 de junho de 1967, pois neste dia Jimi Hendrix subia no palco do Teatro Saville na capital londrina, como parte da sua turnê pelo país.

Além disso, a efervescência cultural da época era sem tamanho. Afinal, os Beatles haviam lançado apenas dois dias antes o disco “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band”. E para completar, John, Paul, George, Ringo, Mal Evans e Eric Clapton estavam na plateia do Teatro Saville para ver a Jim Hendrix Experience naquele 4 de junho. 

Jimi (guitarra e voz), Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria) abriram o show tocando uma versão acid rock de “Sgt pepper´s”. Na introdução Hendrix fala apontando para os ouvidos, “Cuidado com os seus ouvidos”.

Sim, música alta, pedais de efeito na fender stratocaster mandando ver em uma canção lançada a apenas três dias. 

Tudo aquilo era muito novo, Hendrix se vestia como o “chapeleiro louco”, e a psicodelia na Inglaterra acabava de ser apresentada justamente pelos Beatles, Hendrix e o Cream de Eric Clapton no ano anterior, em 1966.

Histórias da época

Um fato curioso contado por Paul McCartney no programa de Stephen Colbert, é que Hendrix neste show abusou na performance, puxava as cordas da guitarra, brincava com amplificadores e isso fez com que o instrumento desafinasse.  

“Eu estava lá, no Savoy Theater em Londres. Eu estava lá, (Eric) Clapton estava lá, (Pete) Townshend estava lá. Todos nós iríamos ver esse novo Deus da guitarra. E sim, lançamos o ‘Sgt. Peppers’ na sexta, dois dias depois estava tocando, e tocando uma grande versão da música. Ele tinha aquele vibrato ligado, whammy bar, chame como quiser. Começou a fazer sons selvagens com aquilo (neste instante Paul ruídos com a boca enquanto toca um instrumento imaginário no ar)”.

E paul continua: “Foi fantástico, mas percebemos que ele ficou desafinado! Puxar as cordas, aqueles gestos, ruídos, fizeram com que a guitarra ficasse fora do tom. E era a primeira música do show! Então ficamos pensando ‘O que ele vai fazer?’

“Ele começou a procurar o Eric Clapton na plateia”. Colbert diz então que Eric Clapton era o Deus da guitarra até então, e Paul concorda. “Eric estava lá”, conta Paul. “Mas ele tenta se esconder. Jimi aponta pra Clapton e diz ‘Ei cara, você pode vir aqui afinar esta coisa pra mim?'” Todos caem na gargalhada, e Colbert pergunta se Clapton subiu e afinou a guitarra, e Paul responde, direto e curto: “Não!!”.

Se a história é mais uma lorota do Paul ou foi uma brincadeira entre Jimi e Eric ninguém sabe, mas possivelmente.

Amizade com Clapton

A verdade é que Eric Clapton e Jimi Hendrix eram amigos e se conheceram no ano anterior, quando Hendix havia acabado de chegar em Londres. O Cream tocava nos clubs londrinos e Chas Chandler, que era agente do guitarrista e baixista dos Animals levou Jimi para ver o show de Eric. O próprio Clapton conta a história:

“A 1ª vez que vi Jimi Hendrix, foi quando ele veio ver um show do Cream na época em que estávamos nos apresentando nas faculdades. Subimos no palco e então o baixista da banda The Animals e que gerenciava a carreira inicial de Jimi, Chas Chandler, veio até nós e falou: “Eu tenho um amigo que adoraria tocar com vocês…”

 

E continuou “Naquela época era comum, onde qualquer pessoa poderia se levantar da mesa e se você fosse convincente o suficiente para tocar, poderia subir no palco para tocar uma jam com qualquer banda. E então, Jimi se levantou e explodiu a cabeça de todos. Eu apenas pensei na hora: “Alguém que toca as coisas que eu amo pessoalmente, está aqui no palco comigo!” Na verdade tive o privilégio de ser, tipo, algo que ninguém jamais será, amigo dele”.

Um filme de 2014, chamado “Jimi: tudo a meu favor”‘, além de mostrar este encontro, conta a história da carreira de Jimi Hendrix. Por fim, a produção está disponível na Apple TV.

Então, confira o trailer abaixo: